O que é autorresponsabilidade?

Autorresponsabilidade nada mais é do que a capacidade de nos responsabilizarmos de forma racional e/ou emocional por todas as coisas que acontecem em nossa vida, sejam sucessos ou fracassos, erros ou acertos.

Quando desenvolvemos essa habilidade temos uma melhora na qualidade da vida pessoal e profissional, porque passamos a enxergar os problemas de uma forma mais racional.

Por exemplo, se você sempre chega atrasado em reuniões com clientes você pode culpar o trânsito, a correria do dia a dia, entre outros motivos, e nunca mudar esse hábito. Mas quando você assume que a falha é sua e procura encontrar uma solução para o problema, você consegue se organizar para não chegar mais atrasado.

A ideia de ter autorresponsabilidade pode assustar no começo, afinal é mais fácil culpar os outros, ou acontecimentos, pelas dores que estamos sentindo. O fato é que essa habilidade pode ser transformadora a partir do momento que você percebe que a mudança está em suas mãos.

Mas como desenvolver essa habilidade na prática?

Comece refletindo sobre o seu comportamento e sobre as atitudes que você teve durante o seu dia. Pense nas suas reações diante dos problemas e nas decisões que você tomou. Aos poucos você vai perceber com mais facilidade onde você acertou, onde errou e quais atitudes podem ser melhoradas.

Quando você começa a perceber esses comportamentos fica mais fácil começar uma mudança de hábitos e acertar o que está dando errado. Tenha foco em sua melhoria contínua que os resultados vão aparecer.

Tenha sempre em mente que uma das principais características das pessoas de sucesso é a capacidade de se responsabilizar pelas atitudes e aprender com os próprios erros para obter resultados melhores no futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *