Você sabe o que é Mindset?

A origem do nome vem das palavras inglesas “mind”, que significa mente, e “set”, que neste contexto significa configuração. Mindset nada mais é do que a configuração da mente, ou programação mental. Na prática, são as crenças, sentimentos e pensamentos que definem nosso comportamento, é a forma coma a nossa mente está configurada, ou programada, para reagir diante de um determinado assunto.

A escritora Carol S. Dweck, professora de psicologia na Universidade Stanford nos Estados Unidos e pioneira no estudo sobre o desenvolvimento pessoal e a personalidade, defende em seu livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”, a ideia de que podemos obter sucesso por meio do nosso Mindset. Carol afirma que é totalmente possível programar os pensamentos a nosso favor e que é fundamental ter uma mentalidade voltada para o aperfeiçoamento.

Segundo a psicóloga existem dois tipos de mindset, o fixo e o de crescimento. Quando você acredita que suas qualidades são imutáveis e tem uma necessidade constante de provar a si mesmo o seu valor, você tem um mindset fixo.

No mindset de crescimento a pessoa é capaz de cultivar suas qualidades através do esforço, sendo capaz de se modificar e se desenvolver por meio do esforço e da experiência. A pessoa com um mindset de crescimento têm vontade de aprender e evoluir. E é por isso que ela aumenta suas chances de sucesso em qualquer projeto.

Os mindsets são crenças poderosas, mas é apenas algo que está em nossa mente. Nós podemos mudar a mente para impactar diretamente quem nós somos. Existe sempre espaço para a positividade e o crescimento, seja você mesmo a mudança que deseja ver no mundo ao seu redor.

Que tal uma ajuda profissional para criar um mindset positivo? Um coach pode ser o parceiro ideal para você. Invista em um processo de coaching e comece a ver a vida com outros olhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *