Como reduzir o turnover na sua empresa

Turnover é a taxa de rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, considerando as demissões e contratações dentro de um determinado período. Isso demonstra a capacidade da empresa em manter profissionais e o quanto ela é atrativa para o mercado.

Altas taxas de rotatividade podem indicar diversos tipos de problemas, como pouca estrutura, falha na administração, baixa remuneração, entre outros fatores, e podem ocasionar impactos negativos como o aumento de despesas, baixa produtividade e equipe desmotivada. São taxas que devem ser observadas constantemente pelos gestores e não apenas pela área de Recursos Humanos, porque uma taxa muito alta, ou muito baixa, pode afetar toda a empresa e seu desempenho junto aos clientes.

Problemas com turnover demandam tempo e gestão eficaz para serem solucionados, mas é possível adotar ações para iniciar o processo de redução do turnover. A seguir conheça algumas medidas que podem ser tomadas.

 

  1. Contrate as pessoas certas desde o início!

Um artigo da revista Harvard Business Review revelou que 80% dos casos que compõem o turnover são frutos de contratações fracassadas. Uma pesquisa mundial revelou que o Brasil é o 2º país que mais sofre com contratações erradas.*

Na hora de contratar é preciso examinar os candidatos com cuidado avaliando não apenas os aspectos técnicos, mas também os comportamentais. O fit cultural é fundamental para que a seleção seja bem sucedida. Por isso, é essencial fazer uma análise de Perfil Comportamental do funcionário que está sendo contratado, para avaliar se ele tem as competências corretas para ocupar com sucesso o cargo. Um coach especialista em análise de perfil comportamental pode ajudar muito a empresa nesse processo.

 

  1. Tenha uma política de benefícios

Manter a motivação dos funcionários é imprescindível! Ofereça benefícios como vale-cultura, vale-alimentação ou refeição, bônus por atingimento de metas, assistência médica, horário flexível (ou home office), bolsa de estudos, entre outros benefícios.

 

  1. Ofereça um plano de carreira

É importante que o funcionário saiba até onde pode chegar na empresa. Faça reuniões de planejamento periódicas, aponte como ele pode crescer dentro da organização e incentive as pessoas com potencial para desempenharem papéis de liderança.

 

  1. Incentive o bom relacionamento

O bom relacionamento no ambiente de trabalho fortalece a equipe, aumenta a produtividade e faz com que o funcionário queira continuar na empresa. Pode-se promover churrascos, happy hour, comemorações de aniversários e momentos dentro da própria empresa que incentivem a comunicação e união das pessoas.

 

  1. Seja um bom exemplo

As pessoas se espelham em seus líderes, por isso quem quiser ter bons funcionários precisa primeiramente ser um bom exemplo. Assim é mais fácil manter uma equipe motivada, comprometida e produtiva. Sempre elogie trabalhos bem-feitos, seja atencioso e promova a educação e o respeito no local de trabalho.

 

  1. Incentive o conhecimento

Estamos na Era do Conhecimento, que está transformando a maneira como vivemos e trabalhamos. Em muitos casos optar por investir em cursos e treinamentos é visto pelo funcionário como algo melhor do que um aumento do salário, porque além de agregar mais competências em seu currículo mostra que a empresa está preocupada com sua evolução. O resultado é mais comprometimento e fidelidade para com o empregador.

 

Adotar práticas que promovam o bem-estar dos funcionários é a melhor forma de reduzir o turnover. Você também pode contar com a ajuda de um profissional de Coaching para essa tarefa. No caso de dúvidas, entre em contato com o Instituto Fabiana Carvalho pelo WhatsApp (11) 94828-6438 ou pelo e-mail contato@institutofabianacarvalho.com.br

 

 

* Fonte: G&A Partners Blog: Employee Turnover: It’s Costing You More Than You Think

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *