Como aumentar a produtividade em home office

O home office chegou para ficar. Enquanto a pandemia avança, as empresas, profissionais liberais e autônomos se ajustam cada vez mais à essa nova realidade.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas aponta que o home office no Brasil vai aumentar 30% pós pandemia. Outra pesquisa realizada pela Cybersecurity Insiders, aponta que após a pandemia 84% das empresas americanas pretendem ampliar o trabalho em home office.

O trabalho remoto a princípio pode até parecer incrível, mas com o passar do tempo a produtividade pode diminuir. A própria rotina da casa pode atrapalhar a concentração e o que parecia ótimo pode se tornar um problema. A seguir conheça as principais orientações para você se organizar e ter mais produtividade no home office.

1) Organização é fundamental!

Para planejar o dia você pode usar uma agenda comum, programas como o Microsoft Outlook ou um app como o Trello, o importante é manter os serviços organizadas dentro de um cronograma especificando detalhes do serviço, prioridades, horários de trabalho, início e prazo para a conclusão de cada tarefa. Concentre-se em fazer uma atividade por vez e evite começar uma coisa antes de terminar outra, isso vai ajudar a manter o foco.

2) Controle o tempo

Siga o horário destinado para iniciar e encerrar o dia, sem extrapolar as horas destinadas para o trabalho. O cansaço afeta o rendimento e por isso também é importante fazer pausas regulares no decorrer do dia. Como sugestão, você pode fazer pequenos intervalos de 10 minutos a cada 30 minutos. Tenha disciplina e não pare sempre que sentir vontade.

3) Mantenha a comunicação em alta

Tenha uma comunicação ativa com as pessoas que fazem parte do seu trabalho, como clientes, fornecedores, colegas ou seu chefe. Faça reuniões online sempre que possível e mantenha um contato frequente com as pessoas. Comunicar-se diariamente com as pessoas do seu trabalho vai ajudar você a manter o foco e aumentar a produtividade.

4) Tenha um ambiente adequado para o trabalho

Não trabalhe no mesmo local que você descansa, se alimenta ou se diverte. Isso vai tirar sua atenção e afetar a produtividade. Separe um ambiente próprio para trabalhar que preferencialmente não tenha interferência externa. Lembre-se de manter o local limpo, mesa organizada, água à disposição e em hipótese alguma use pijama para trabalhar. Pense que se houver uma reunião online emergencial você não estará pronto. Separe ao máximo a rotina da casa das obrigações do trabalho, para não prejudicar seu rendimento.

5) Por último, procrastinar diminui a produtividade

Se você nunca cumpre prazos e sempre adia ou transfere para outro dia a realização de uma tarefa é preciso avaliar o motivo pelo qual você está procrastinando. Primeiro identifique a causa (desmotivação, ansiedade, preguiça, falta de organização) e depois reflita sobre o que você pode fazer para combater a procrastinação (livra-se das distrações, dar recompensas a si mesmo, melhorar a gestão do tempo). Se necessário procure um especialista, um profissional de coach possui as ferramentas certas para ajudar você a lidar melhor com as causas de sua procrastinação.

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