Independência Financeira para Mulheres

As mulheres tem conquistado cada vez mais a sua independência financeira, mas afinal o que significa ter independência financeira? O termo as vezes é associado a riqueza, mas acredito ser de fato a conquista da liberdade para se fazer o que gosta, sem a preocupação de depender de alguém para isso. Portanto, ser financeiramente independente tem mais a ver com realização pessoal e felicidade.

E como alcançar esse patamar? A seguir conheça alguns passos para ajudar você a conquistar sua independência financeira.

Colocar em ordem a vida financeira é o primeiro passo

Comece entendendo seus gastos. Para isso monte uma lista, que pode ser uma planilha do excel, para descrever gastos fixos, como supermercado, condomínio, escola dos filhos, seguro etc. Em seguida liste o que você acredita que pode ser evitado (shopping, fast food etc.). Assim você conseguirá entender com mais clareza como sua renda está sendo aplicada para pagar as contas do mês e onde é possível economizar.

Tenha uma fonte de renda

Após organizar as finanças o próximo passo é ter (ou ampliar) uma fonte de renda frequente, que pode ser formal ou informal. Se você já tem um emprego pode buscar um cargo melhor através de cursos de especialização, projetos e propostas que melhorem o desempenho da empresa no mercado. Caso tenha um perfil empreendedor você pode investir na abertura de um negócio baseado em algo que você goste de fazer, pode ser algo relacionado a gastronomia, venda de roupas ou outra atividade que lhe traga prazer. Estudar para investir no mercado financeiro também pode ser interessante.

Trabalhe com uma reserva de emergência

Considere uma reserva de emergência de pelo menos 3 meses. Investimentos em fundos de investimento e ações podem ser boas alternativas. Comece determinando um valor mensal possível e depois aumente aos poucos até chegar a aproximadamente 15% do seu rendimento.

Tenha autocontrole

A facilidade de fazer compras parceladas com o cartão de crédito pode ser muito sedutor e também pode ser desastroso para suas finanças, caso perca o controle. Evite parcelar compras pensando em pagar o mínimo da fatura do cartão e apenas use o que está previsto em seu planejamento de custos.

Não se acomode!

Por último, sempre que alcançar seus objetivos financeiros estabeleça novas metas. Continue determinada a prosperar e amplie seus investimentos. Seus sonhos vão se realizar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *