Separação e Superação na Pandemia

A pandemia trouxe um enorme desafio para os relacionamentos dos casais, o que tem resultado, em muitos casos, num processo de separação.

Em março de 2020 foi registrado no Brasil um aumento de 82% nas pesquisas no Google com o termo “Como dar entrada no divórcio”. No mês seguinte subiu 9900% o registrado de pesquisas pelo termo “Divórcio online gratuito”.

Infelizmente, houve também um grande aumento nos casos de violência doméstica durante a pandemia. Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em abril de 2020 o volume de denúncias de violência contra a mulher cresceu 40% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ainda assim, grande parte dos casos de violência doméstica não são denunciados porque, em isolamento, a mulher fica “constantemente” na presença do agressor e acaba tendo poucas oportunidades e efetuar a denúncia.

Uma separação é sempre complicada e dolorida, em qualquer contexto. É um momento em que necessariamente a pessoa desenvolve um sentimento de perda.

Diante de uma situação de separação é fundamental ter a consciência que o processo proporciona um reajuste dos objetivos pessoais e o começo de uma vida melhor, mesmo que esse sentimento não seja perceptível em um primeiro momento.

O primeiro passo para a superação é entender o que faz sentido para você. Busque realizar atividades que lhe tragam prazer, como ler livros, assistir séries e praticar esportes. Use e abuse do seu network! Converse frequentemente com seus amigos e familiares, mantenha a mente ativa e as conversas em dia.

Elabore mentalmente suas necessidades emocionais e procure supri-las fazendo atividades que tragam bem estar.  Exercite o autocuidado e a superação será mais fácil. Se for necessário, busque ajuda... muitos profissionais estão atendendo de maneira remota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *