Perfil comportamental: o que é e qual a importância

O perfil comportamental indica a maneira utilizada para decodificar os padrões de comportamento adotados por alguém diante de determinados estímulos. Em outras palavras, é uma forma de compreender e identificar qual será a reação da pessoa diante de uma situação específica.


Os perfis DISC

A metodologia DISC é um referencial para se estabelecer esses padrões de comportamento de forma prática e assertiva. Na sigla DISC cada letra representa um perfil comportamental: Dominante (D), Influente (I), Estável (S) e Conforme (C).

Dominante

O Dominante é o que mais gosta de desafios e apresenta uma enorme força de caráter. Normalmente, ele domina o ambiente e defende com intensidade o seu ponto de vista. É independente, diretivo. Valoriza as pessoas por sua capacidade de concluir tarefas e influencia por persistência, intimidação e direcionamento.

- Pontos Positivos: Autoconfiança, objetividade, iniciativa, assertividade e ousadia.
- Pontos Negativos: Rispidez, egoísmo, agressividade, arrogância, e individualismo.


Influente

O Influente é o mais entusiasmado e apresenta alto nível de afetividade, carisma e flexibilidade. Normalmente, ele alegra o ambiente, pois é otimista, persuasivo e popular. Valoriza as pessoas por sua capacidade de comunicação e influencia por amizade, relacionamento e elogios.

- Pontos Positivos: Extroversão, carisma, coragem, sociabilidade e comunicação.
- Pontos Negativos: Desorganização, inconstância, exagero, ansiedade e superficialidade.


Estável

O Estável é o mais moderado e apresenta alto nível de previsibilidade. É constante e persistente. Normalmente gosta de planejar e é de fácil convivência. Valoriza as pessoas pela qualidade dos relacionamentos e influencia por tenacidade, determinação e consistência no empenho.

- Pontos Positivos: Paciência, constância, tranquilidade, ponderação e perseverança.
- Pontos Negativos: Lentidão, insegurança, submissão, procrastinação e medo.


Conforme

O Conforme é o mais contido e apresenta um alto nível de defesa. É controlado e perfeccionista. Normalmente, gosta de rotina e processos, além de ser detalhista e apreciar seguir regras. Valoriza as pessoas por sua capacidade cognitiva e influencia por dados, argumentos e precisão.

- Pontos Positivos: Inventivo, detalhista, analítico, lógico e meticuloso.
- Pontos Negativos: Retraído, ressentido, crítico, teimoso, irônico.


Por que é importante?

No ambiente do trabalho, o perfil comportamental é muito importante para que os cargos e exigências sejam aplicados para as pessoas certas, aos perfis corretos, não desperdiçando tempo, talento e energia. Assim, cada pessoa desenvolve seu melhor de acordo com o seu potencial e suas habilidades.


Como conhecer seu perfil

Por meio de um teste específico, aplicado por um Coach, é possível conhecer mais a fundo o perfil comportamental de cada pessoa e orientar como utilizar o potencial de cada um a favor de sua vida pessoal e profissional.


Se interessou pelo assunto?

Agende sua análise de Perfil Comportamental com a Master Coach Fabiana Carvalho.

WhatsApp: (11) 94828-6438

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *