Relação Interpessoal no Ambiente de Trabalho

Boas relações interpessoais no ambiente de trabalho geram resultados positivos para a empresa e seus indivíduos. Portanto os gestores podem - e devem - promover atividades sociais para formar amizades no trabalho e fortalecer os vínculos profissionais.

Um ambiente amigável proporciona um clima mais agradável no local de trabalho, melhora o diálogo entre gestores e colaboradores, gera mais engajamento, entre outras vantagens.

Uma sólida relação interpessoal no trabalho acontece por empatia, admiração e respeito, independentemente dos cargos das pessoas. Por isso escutar os outros com atenção é muito importante! Quando você está escutando alguém no trabalho deve demonstrar total interesse no que a pessoa está falando. Além de demonstrar respeito, você está fortalecendo a relação interpessoal.

Aliás, ser respeitoso de maneira geral é fundamental. É comum que diversas pessoas trabalhando juntas tenham opiniões diferentes sobre os mais variados assuntos. Lembre-se de ser tolerante e disposto a ouvir ideias e valores diferentes do que você considera ideal. Além de demonstrar respeito você pode sempre aprender algo novo e melhorar como pessoa e profissional.

Você também deve estar sempre aberta a ouvir críticas. Lembre-se que a crítica construtiva é uma oportunidade de você melhorar seus pontos fracos, ou desenvolver novas habilidades. Aceitar bem uma crítica pode, inclusive, melhorar sua relação com a pessoa, mas isso não significa que você não possa dialogar! Um diálogo respeitoso e produtivo é sempre bem-vindo.

Por último, busque sempre ter boas atitudes. As pessoas querem por perto pessoas positivas, simpáticas, respeitosas e cooperativas. São as boas atitudes que formam os bons relacionamentos.

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