Impactos Emocionais Causados pela Pandemia

As pessoas reagem das mais diversas formas a Pandemia de COVID-19 e é normal que isso aconteça, afinal todos tem histórias de vida, personalidade e características diferentes. Pessoas que fazem parte dos grupos de risco, por exemplo, estão mais propensas a desenvolver quadros de estresse relacionados a crise de Coronavírus.

Além do distanciamento social, fatores como a instabilidade na vida profissional, mudanças de rotina e outras alterações no dia a dia provocadas pela pandemia, podem provocar impactos emocionais sérios, como distúrbios do sono, medo de ficar doente e morrer, medo de ser demitido ou não poder trabalhar, solidão, falta de esperança, frustração, depressão, ansiedade, entre outros transtornos.

Contudo, durante o período de quarentena é possível desenvolver hábitos e praticar atitudes que diminuam esses impactos emocionais. Conheça a seguir algumas dicas que você pode adotar em sua rotina para promover bem-estar e ajudar na saúde mental:

- Tenha uma rotina com horários regulares para se alimentar, praticar exercícios, trabalhar, dormir e levantar.

- Consuma conteúdos diversos e de boa procedência, sobre profissão, lazer e variedades em geral. Tenha cuidado com as fake news e não busque excessivamente informações sobre a pandemia que vão lhe trazer estresse e ansiedade.

- Caso esteja trabalhando em sistema de home office, procure fazer pequenas pausas a cada 1 hora para se alongar e/ou distrair a mente.

- Nas horas vagas busque realizar atividades prazerosas! Assista bons filmes e séries, leia bons livros (preferencialmente motivacionais), faça cursos online, escute música, medite e faça esportes que lhe tragam bem-estar. Você também pode aproveitar essas horas para colocar em dia a organização da casa, como pequenos reparos, jardinagem, organização dos armários etc.

- Aproveite o tempo a mais com seus filhos, esposa, marido e faça contato online com outros familiares e amigos.

- Lembre-se sempre que é uma realidade provisória e que tudo isso vai passar.

Caso esteja se sentindo constantemente mal e não consiga afastar o sofrimento e os pensamentos negativos, procure por ajuda profissional. É possível ter um serviço eficaz de auxílio a saúde mental de forma não presencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *