O mercado de trabalho no pós-pandemia

Que as relações de trabalho passariam por transformações nos próximos anos já era algo apontado por especialistas. O que ninguém esperava é que a crise da Covid-19 acelerasse tão rápido esse processo.

E como será o mercado de trabalho no pós-pandemia? Já podemos afirmar que alguns modelos de trabalho chegaram para ficar, como o home office por exemplo. No início muitas empresas se viram obrigadas a adotar o home office, para pode continuar suas rotinas de trabalho. Porém hoje perceberam o quanto o novo modelo pode ser vantajoso, principalmente por reduzir significativamente as despesas com energia elétrica, transporte, limpeza, água, refeição, segurança, entre outras despesas.

Outra mudança importante refere-se as novas tecnologias. Haverá pouco espaço, por exemplo, para quem não se adequar a era digital e a pandemia está mais do que provando isso! A Universidade de Oxford divulgou um estudo apontando que cerca de 45% dos empregos tradicionais deixarão de existir até o ano de 2030, mas que novos tipos de emprego devem ter grande demanda no mercado, principalmente os relacionados a tecnologia. Deverão crescer áreas com foco em Desenvolvimento de Sistemas para Internet, E-commerce, Internet das Coisas, Marketing Digital, Treinamentos e Cursos On-line, entre outras.

Transições de Carreira deverão acontecer com mais frequência. Num mercado em plena transformação é comum que as pessoas queiram, ou precisem, mudar os rumos da sua vida profissional. O acompanhamento profissional de um Coach de Transição de Carreira pode ajudar. Desde que bem orientada, o sucesso na transição é praticamente certo.

O mercado de trabalho no pós-pandemia vai exigir mais qualificação em um cenário com menos oportunidades em empregos tradicionais. Por isso investir em conhecimento é fundamental!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *