Perdi o meu emprego: o que fazer?

Devido à pandemia do coronavírus, uma grande parte dos brasileiros está desempregada. Nessa fase tão difícil é fundamental ser resiliente para conseguir dar a volta por cima. Conheça a seguir algumas orientações preciosas que podem ajudar você a superar o momento de dificuldade profissional.

Primeiramente não entre em pânico! Ninguém toma boas decisões de cabeça quente. É preciso ter calma e paciência para não fazer escolhas das quais se arrependa depois. Tente analisar a situação com frieza, de forma sistêmica, sem deixar que o medo e a incerteza tomem conta dos seus pensamentos.

Outra atitude importante é cercar-se de pessoas positivas e confiáveis, que deem bons conselhos e possam ajudar você com indicações de empregos, elaboração de currículo, entre outras recomendações. Faça uma lista dessas pessoas e comece a contatá-las explicando sua situação e pedindo conselhos.

Permita-se conhecer pessoas e frequente novos círculos. Aumentar seu network (rede de contatos profissionais) vai com certeza ajudar você na construção de parcerias e aumentar a possibilidade de novos trabalhos. Ferramentas como o LinkedIn também ajudam você a ter um networking constante, basta manter o seu perfil atualizado.

Por último, seja resiliente! Esta talvez seja a atitude mais importante. Ser resiliente é a capacidade de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, como perder o emprego. Concentre-se nas coisas que você pode controlar, como manter seu currículo atualizado, aumentar o networking etc. Tenha sempre em mente que o que você está passando é uma fase que será superada e que você terá sucesso. Não deixe o pessimismo dominar a sua mente, pensamentos negativos também tem poder.

Se ainda assim sentir que não está conseguindo lidar com a situação, você pode procurar a ajuda de um profissional. Um Coach pode orientar você tanto na busca por um propósito profissional quanto no processo de transição de carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *