O que são Mapas Mentais?

Mapas mentais são técnicas que permitem a memorização, organização e a análise de conteúdos específicos. Trata-se de uma ferramenta para aprimorar a capacidade de aprender e gravar com mais eficácia o que aprendeu.

Criado por Tony Buzan – autoridade mundial em técnicas de aprendizagem e memorização – os mapas mentais tem como objetivo reforçar as conexões sinápticas, que são essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem.

A seguir conheça algumas das técnicas criadas por Tony Buzan para a criação e utilização dos mapas metais no seu dia a dia:

01 – Tenha uma memória organizada.

A memória é como um arquivo gigante que contém pastas com informações sobre cada aspecto da sua vida. Só há um meio de você encontrar esses dados com rapidez e facilidade: mantendo o arquivo bem organizado.

O cérebro tem a tendência de criar padrões, por isso quando for estudar é fundamental que o conteúdo esteja bem organizado para que seu cérebro crie os padrões necessários para uma melhor memorização do conteúdo.

02 – Evite os pensamentos negativos sobre sua memória.

Antes que você faça qualquer coisa para melhorar sua memória, é necessário que dê um passo importante: Substitua qualquer pensamento negativo que eventualmente tenha a respeito dela por apreciações positivas, pois ela é excepcional.

Os pensamentos negativos podem danificar as estruturas neurais que regulam as emoções, por isso você precisa mudar a mentalidade sobre si mesmo parar de ficar sempre lembrando de situações negativas. Fique perto de pessoas positivas, que incentivem você a atingir seus objetivos.

03 – Memorizamos com mais facilidade as primeiras e ultimas coisas que estudamos.

Tendemos a nos recordar com mais facilidade das primeiras e das últimas coisas do que das que vem entre elas. Logo, costumamos reter mais informações do início e do final de um período de aprendizado.

Estipule quanto tempo vai estudar e estude com total concentração. Grife informações importantes e faça notificações. Quando terminar feche o material e faça um resumo usando sua memória.

04 – A pausa entre os estudos ajuda na memorização.

Intervalos curtos e estrategicamente espaçados são fundamentais no processo de aprendizado e memorização.

Faça pausas curtas, nunca acima de 20 minutos. Isso vai ajudar você a se manter concentrado e facilitar a memorização do conteúdo.

05 – Reveja sempre a informação que você está estudando.

Toda informação nova é primeiramente armazenada na memória de curto prazo. Transferi-la para a memória de longo prazo requer treino e prática. Em média, é necessário repetir a ação pelo menos cinco vezes antes que a informação seja guardada na memória de longo prazo.

Utilize um calendário para revisar sempre seu conteúdo - pode ser um calendário online, como o calendário do seu celular. Assim tudo fica mais organizado e você vai assimilar melhor os conteúdos.

06 – Associe informações para memorizar melhor.

A maneira mais eficiente de se lembrar de alguma coisa é pensar nela como uma imagem associando-a a outra já conhecida.

Seu cérebro sempre vai procurar referências já armazenadas nele para memorizar uma informação. Quando você terminar seus estudos pense em como pode associar esse conteúdo a assuntos passados e tente estabelecer links do que foi estudado com situações da sua vida.

07 – Use seus sentidos para facilitar a memorização dos estudos.

Quanto mais você puder ver, ouvir e sentir o gosto, o cheiro a textura daquilo que está tentando reter na sua memória, mais reforça sua habilidade de lembrar e de trazer a mente aquela informação quando necessário.

Usar sentidos, como olfato e paladar, ativa mais áreas do seu cérebro para fazer a memorização, o que potencializa o processo de gravação do conteúdo.

08 – Use cores na hora de estudar.

A cor desperta a memória e torna os fatos mais fáceis de memorizar. Sempre que possível, use cor quando estiver imanando algo, nos seus desenhos e nas suas anotações.

As cores deixam você mais atento, ajudando no processo de memorização. Você pode utilizar canetas coloridas e marcadores de texto em seus estudos, para deixar suas anotações mais chamativas e fáceis de memorizar.

09 – Você memoriza melhor imagens do que palavras.

Para a mente é muito mais fácil se recordar de imagens do que de palavras ou números.

Utilize infográficos em seus estudos! Além de deixar a informação mais bonita e colorida, os infográficos vão tornar o conteúdo muito mais fácil de ser memorizado.

Para aprender como fazer um mapa mental e obter mais informações sobre o tema, acompanhe meus vídeos em minhas redes sociais. Se preferir, entre em contato para mais informações.

 

Fonte: https://tonybuzan.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *