Soft Skills e Hard Skills: o que são e como podem ajudar em sua carreira

Essencialmente, Hard Skills são aquelas habilidades que podem ser mensuradas e são facilmente aprendidas (e ensinadas) por meio de cursos, treinamentos, workshops etc. De forma simples, podemos conceituá-las como as aptidões técnicas de um profissional, como nos exemplos a seguir:

- Conhecimento em uma língua estrangeira;
- Graduação;
- Cursos técnicos;
- Mestrados e doutorados;
- Conhecimento na operação de máquinas e ferramentas;
- Habilidades ligadas à informática.

Já Soft Skills referem-se a habilidades baseadas na inteligência emocional, que são intangíveis e dizem respeito as relações interpessoais, como ética, empatia, boa comunicação, espírito de equipe, entre outras. São as Soft Skills que demonstram o aspecto emocional da pessoa e como ela se comporta em determinada situação.

Pesquisas recentes apontam cinco habilidades comportamentais como sendo as mais valorizadas pelo mercado.

  1. Criatividade: competência para elaborar soluções criativas para o gerenciamento de crises e ações futuras.
  2. Persuasão: capacidade de persuadir pessoas a identificar os valores de cada uma delas.
  3. Trabalho colaborativo: saber trabalhar em equipe para que se atinja um objetivo em comum.
  4. Adaptação: capacidade de se adaptar às mudanças para solucionar os desafios do futuro.
  5. Gestão do tempo: saber administrar bem o tempo para a efetivação de cada atividade, definindo as prioridades e o tempo ideal para realização das tarefas, é fundamental.

As Soft Skills citadas acima são apenas as cinco primeiras apontadas pela pesquisa, porém a outras capacidades que podem ser desenvolvidas para tornar-se uma profissional melhor, como liderança, capacidade de resolução de conflitos, proatividade etc.

Atualmente e cada vez mais o que importa para o mercado de trabalho é o conjunto dos conhecimentos técnicos com as habilidades pessoais do profissional. Um profissional considerado completo para uma empresa é aquele que possui Hard e Soft Skills relevantes para o negócio.

É importante destacar que as Hard e Soft Skills são tão importantes para os profissionais como para as empresas. Enquanto os profissionais buscam adquirir as competências necessárias para fazer parte do time da empresa promovendo seu desenvolvimento profissional, as empresas por sua vez passam a contar com equipes cada vez mais eficazes e competentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *