Gestão do tempo: o que é e como fazer?

Gestão do tempo é uma metodologia que auxilia na organização e planejamento da sua rotina de uma forma mais inteligente, tornando a divisão do tempo mais eficaz e produtiva.

Uma boa gestão do tempo proporciona que você faça mais atividades em menos tempo e com mais eficiência, aliviando a pressão de prazos curtos e melhorando os resultados.

Mas como fazer a gestão do tempo da maneira correta? Para isso preparei uma lista com algumas ações para você começar a desenvolver a metodologia da gestão do tempo na prática.

 

Elabore um planejamento

Comece planejando sua rotina de trabalho escrevendo todas as suas atividades do dia, semana etc. Coloque em primeiro lugar da lista as tarefas urgentes seguindo com as demais por ordem de importância e determinando um prazo para o término de cada uma.

Só comece uma nova tarefa após concluir a tarefa pendente e não se esqueça de marcar as já concluídas.

 

Estabeleça deadlines

Deadline é o prazo máximo estipulado para cumprir uma tarefa. Determinando um tempo limite para cada atividade durante sua rotina você terá um controle mais eficiente sobre quanto tempo você gasta fazendo cada tarefa e vai conseguir identificar com mais facilidade o tempo procrastinado.

 

Aprenda a dizer “não”

É comum ter pessoas ao seu lado solicitando ajuda para realizarem as tarefas delas, mas em alguns casos essas tarefas de terceiros podem entrar em conflito com atividades importantes que você precisa concluir.

Ao invés de aceitar imediatamente as tarefas de terceiros, você pode comentar que vai averiguar a sua programação antes de aceitar. Com essa atitude você já consegue o tempo necessário para avaliar a possibilidade de absorver essa nova tarefa, ou de dizer “não”, se necessário.

 

Utilize ferramentas para ajudar a organizar as tarefas

Algumas ferramentas virtuais, como o Google Now e o Trello podem ajudar na organização das tarefas do seu dia. O importante é utilizar recursos facilitadores, que ajudem a organizar as demandas. Calendários, listas, planners e mesmo post it podem ajudar a deixar tudo anotado com datas e horários de maneira que você não perca nada e consiga acompanhar o andamento das coisas.

 

A gestão do tempo é o primeiro passo para conseguir o sucesso profissional. Uma gestão do tempo bem feita auxilia você a otimizar seu tempo, ser mais organizado e, consequentemente, ajuda a alcançar seus objetivos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *