Uma visão de futuro sobre empreendedorismo

Impulsionados pela crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, as pessoas estão buscando na atividade empreendedora uma alternativa, para suprir o desemprego ou a diminuição de renda.

O que acontece é que muitos desses novos empreendedores acabam cometendo um erro bem comum: acreditar que somente a paixão e o conhecimento por determinado assunto são suficientes para montar um negócio. Infelizmente isso está longe de ser verdade.

Entre os erros mais comuns estão misturar a vida pessoal com a profissional, não ter um planejamento financeiro adequado, não possuir uma estratégia de venda e não ter conhecimento sobre gestão de empresas.

Para que o empreendedor tenha sucesso ele precisa ter uma gestão eficiente, com um planejamento estratégico adequado e um controle diário de suas ações. Também é preciso ser um líder exemplar, que seja admirado e seguido por sua conduta ética, valores e crenças na empresa.

Além de possuir as técnicas adequadas é fundamental estar antenado nas novas tendências. O comportamento do consumidor de hoje está mudando rápido! Muitos não querem, por exemplo, comprar um produto ou serviço apenas pela relação custo-benefício. A expectativa desses “novos consumidores” é de ter uma experiência mais pessoal, consumido de marcas que estejam alinhadas com suas crenças e valores.

Vender para esses consumidores não é tarefa das mais fáceis. Não basta sua marca ter qualidade, é preciso ter propósito. Você precisa gerar identificação nos clientes com seus produtos e serviços. Por exemplo, se você quer vender para pessoas preocupadas em tornar o mundo um lugar melhor, o que sua marca faz para tornar isso realmente possível? Quais estratégias você adotou para demostrar ao consumidor o alinhamento das suas convicções com as dele?

Hoje, empreender significa planejar, pensar nos pequenos detalhes e oferecer muito além do que o cliente está comprando, para que ele se sinta especial, desfrute daquela experiência e se torne fiel a sua marca.

Exatamente por tudo isso, a ajuda de um profissional especializado em traçar cenários e definir metas é fundamental. O treinamento correto o ajudará a adquirir as técnicas de gestão necessárias e a enxergar se o que você escolheu para empreender é aquilo que você realmente quer, evitando erros e frustrações futuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *